PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-315
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Abordagem de conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, necessária à análise das relações entre a Psicanálise e as práticas pedagógicas, refletindo sobre a afetividade na educação, as relações transferenciais na sala de aula e o papel da escola, enquanto lugar de manifestação do sintoma.

Bibliografia: 

 

CUNHA, José Auri .  Filosofia. São Paulo:Atual, 1995.

DICIONÁRIO DE FILOSOFIA  (qualquer autor)

FULLAT, Octavi. Filosofias da Educação. Petrópolis: Vozes, 199.

GADOTTI, Moacir. História das Idéias Pedagógicas. São Paulo:Ática, 1992.

JOSTEIN,  Gaarder. O Mundo de Sofia. Rio de Janeiro:Companhia das Letras, 1995.

JAEGER, Werner Paideia – a formação do homem grego. São Paulo: Herder, 1997.

HUISMAN & VERGEZ. Compêndio Moderno de Filosofia. 2 vols. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1968.

RUSSELL, Bertrand. Os problemas da filosofia. Coimbra: Armêni Amado Editores, 1978.

________________ História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.

SKINNER, B.F. O mito da liberdade. Rio de Janeiro: Bloch, 1977.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola. São Paulo: Manole Ltda., 1988.