Princípios da ciência e do método científico. Abordagem alternativas de pesquisa. Técnicas de levantamento e análise de dados. Delineamento do Projeto de Pesquisa e do Relatório de Pesquisa. Aspectos éticos da pesquisa e a construção de uma postura analítico-crítica.
- Analisar aspectos da produção científica
- Distinguir trabalho científico das demais produções humana
- Identificar certos aspectos básicos das distintas abordagens que geram os métodos e as práticas das ciências
- Analisar as dificuldades e avanços da pesquisa educacional na Bahia e no Brasil.
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Exposição oral,
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seminários,
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vídeos,
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trabalhos de grupo,
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visitas,
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análise e
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resenha de textos.
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elaboração de projeto de pesquisa
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análise de relatórios de pesquisa
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Demarcação científica: critérios de cientificidade
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O argumento da autoridade (pluralismo de idéias, autoridade e verdade)
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Metodologia como pesquisa, a natureza da pesquisa
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As abordagens filosóficas que geram modos e práticas em pesquisa (o empirismo, a fenomenologia, o positivismo, o funcionalismo, sistemismo e dialética)
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O objeto da pesquisa em educação
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A necessidade da pesquisa educacional na Bahia; alguns avanços e dificuldades da pesquisa educacional no Brasil
JAPIASSU, Helio Alguns elementos conceituais. In: Introdução do pensamento epistemológico. Rio de Janeiro:Francisco Alves, 1975
KAUFMAN, Felix As regras básicas do Pensamento científico. São Paulo:Atlas, 1981
GRESSLER, L. Pesquisa Educacional. São Paulo:Loyola, 1983
PALMEIRA, L. M. A necessidade da pesquisa educacional no Estado da Bahia. Salvador:IAT, 1990
FIALHO, Nadia Algumas implicações epistemológicas sobre o objeto da pesquisa em educação. Ilhéus:UESC, 1986