PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-289
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Princípios da ciência e do método científico. Abordagem alternativas de pesquisa. Técnicas de levantamento e análise de dados. Delineamento do Projeto de Pesquisa e do Relatório de Pesquisa. Aspectos éticos da pesquisa e a construção de uma postura analítico-crítica. 

Objetivos Gerais: 

 

- Analisar aspectos da produção científica

- Distinguir trabalho científico das demais produções humana

- Identificar certos aspectos básicos das distintas abordagens que geram os métodos e as práticas das ciências

- Analisar as dificuldades e avanços da pesquisa educacional na Bahia e no Brasil.

 

 

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
  • elaboração de projeto de pesquisa
  • análise de relatórios de pesquisa
Conteúdo Programático: 
  • Demarcação científica: critérios de cientificidade
  • O argumento da autoridade (pluralismo de idéias, autoridade e verdade)
  • Metodologia como pesquisa, a natureza da pesquisa
  • As abordagens filosóficas que geram modos e práticas em pesquisa (o empirismo, a fenomenologia, o positivismo, o funcionalismo, sistemismo e dialética)
  • O objeto da pesquisa em educação
  • A necessidade da pesquisa educacional na Bahia; alguns avanços e dificuldades da pesquisa educacional no Brasil
Bibliografia: 

 

JAPIASSU,  Helio    Alguns elementos conceituais. In: Introdução do pensamento epistemológico.  Rio de Janeiro:Francisco Alves,  1975

KAUFMAN,  Felix   As regras básicas do Pensamento científico.   São Paulo:Atlas,  1981

GRESSLER,  L.    Pesquisa Educacional.   São Paulo:Loyola,   1983

PALMEIRA,  L. M.    A necessidade da pesquisa educacional no Estado da Bahia.   Salvador:IAT,  1990

FIALHO,  Nadia     Algumas implicações epistemológicas sobre o objeto da pesquisa em educação.  Ilhéus:UESC,  1986