Construção de projetos pedagógicos para os diferentes espaços de aprendizagem através da apropriação de recursos metodológicos e técnicos que fundamentam a prática da Orientação Educacional.
Desenvolver habilidades básicas necessárias ao desempenho profissional do Orientador.
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Exposição oral
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Seminários
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Vídeos
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Trabalhos de grupo
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Visitas
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Análise
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Resenha de textos.
a) A Orientação Educacional: revisando seus fundamentos
b) A OE no Brasil: questões em debate no contexto atual
c) A Orientação Educacional como instrumento de formação da cidadania
d) Os novos paradigmas em OE: eixos indicadores de uma nova proposta
e) Áreas de atuação do Orientador Educacional:
- A OE e o projeto político - pedagógico da escola
- A OE na clínica psicopedagógica
f) A OE na Empresa
g) Procedimentos metodológicos usadas na Orientação Educacional
h) Estratégias de intervenção no âmbito escolar;
- Dimensões do atendimento ao aluno: social, familiar, cognitiva e afetiva;
- Elaboração do Plano de Orientação Educacional.
ALVES, N. O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. São Paulo:Loyola, 1986.
ALVES, D. J. O teste sociométrico – Sociograma. Porto Seguro:Globo, 1974.
BICUDO, M. Fundamentos de Orientação Educacional. São Paulo:Saraiva, 1979.
LOFREDI e SILVA Encontros e Desencontros na Escola: o papel do orientador. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
PIMENTA, S. G. Orientação Educacional e Decisão – estudo crítico da situação no Brasil. São Paulo:Loyola, 1981.
SENA, M.G. Orientação Educacional no cotidiano. São Paulo:Loyola, 1985.
TRIVINOS, N. Orientação Educacional – Legislação e Ideologia. Porto Alegre:Sagra, 1999.
MAIA, Eni Marisa e GARCIA, Regina Leite. Uma Orientação Educacional nova para uma nova escola. São Paulo: Loyola, 1984.
NEVES, Ilka e SIQUEIRA, Olgair. Nova Dinâmica de Orientação Educacional. Porto Alegre: Globo, 1979.
NEVES, Maria Aparecida C. Mamede. (org.) Orientação Educacional: permanência ou mudança? Petrópolis: Vozes, 1986.