Estudo do sistema educacional brasileiro na sua organização didática, administrativa e financeira e dos fatores históricos, sociais, políticos e econômicos que determinam a sua atual organização. As políticas públicas contemporâneas de educação.
Propiciar condições para a compreensão da organização da educação básica como elemento de reflexão sobre a realidade escolar brasileira
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Exposição oral,
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Seminários,
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Análise de texto, vídeos
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Trabalhos escritos, individuais e em grupo,
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Visitas a instituições,
- entrevistas.
1ª Unidade
- O sistema educacional brasileiro
- Os objetivos da educação formal
- Relações entre Estado, Sociedade e Educação
- Educação, Economia e Trabalho
- Histórico da educação no Brasil
2ª Unidade
- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Plano Nacional de Educação
- Organização do sistema escolar brasileiro
- Educação infantil
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação superior
- Modalidades de educação: profissional, de jovens e adultos, especial, a distância e indígena
- A gestão da educação: sistemas e unidades escolares
- O financiamento da educação
- A formação dos profissionais de educação.
BRASIL Lei Federal n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996
BRASIL Plano Nacional de Educação. Congresso Nacional, 2001
DELORS, Jacques Educação: um tesouro a descobrir. Cortez/ UNESCO/MEC, 1996
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Leituras. Pioneira.
LIBÂNEO, J. C. et al. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
MEC Referenciais e Parâmetros Curriculares Nacionais
SITES:
Ministério da Educação: www.mec.gov.br
Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos: www.inep.gov.br
REVISTAS:
Cadernos de Pesquisa – Fundação Carlos Chagas
Educação e Sociedade - Cortez
Em Aberto - MEC
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - ANPAE