Teorias, princípios, métodos, processos e técnicas de operacionalização da gestão de atividades pedagógicas escolares e não escolares.
Oportunizar o domínio e a articulação de conhecimentos que possibilitem a análise e a definição da organização e gestão do trabalho pedagógico.
Desenvolver competências e habilidades para elaboração, gestão e avaliação de projetos educacionais.
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Exposição participada,
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Trabalhos de grupo,
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Análise e resenha de texto
Prova escrita – valor 10,0 (dez pontos).
Elaboração de projeto de intervenção pedagógica – valor 10,0 (dez pontos).
Administração e gestão: histórico, conceitos, tipos e teorias;
Gestão no contexto educacional: redes e unidades escolares;
O gestor educacional: características, responsabilidades técnicas, políticas e éticas;
Caracterização do trabalho pedagógico em instituições escolares e não-escolares;
Planejamento: conceito, princípios, histórico e níveis;
Planejamento Estratégico;
As fases de um projeto de intervenção:
1. Identificação de problemas e justificativa;
2. Objetivos e Metas;
3. Indicadores;
4. Plano de Ação;
5. Orçamento;
6. Acompanhamento e avaliação;
7. Esquema de gestão – modelo de gestão
ARMANI, D. Como elaborar projetos ? Porto Alegre. Tomo Editorial. 2202.
FERNANDES, Maria Nilza. Líder Educador: novas formas de gerenciamento. Petrópolis. Vozes. 2001.
Ferreira, Naura Syria e AGUIAR, Márcia (Org.) Gestão da Educação: impasses, perspectivas e compromissos. 2ª edição. São Paulo. Cortez. 2001.
LIBÃNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 3ª edição. Goiânia. Editora Alternativa. 2001.
LUCK, Heloísa. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis. Vozes. 2003.