ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA I

Código da disciplina: 
EDC-272
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo e análise do sistema educacional brasileiro nos seus diversos níveis e modalidades considerando os aspectos administrativos, didáticos e financeiros.  As políticas públicas de educação no Brasil.

Objetivos Gerais: 

 

Conhecer a organização e os problemas da educação brasileira de forma contextualizada e crítica. 

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Avaliação: 

 

 

Conteúdo Programático: 

 

 

- Educação: estrutura e sistema

- As finalidades e objetivos da educação

- A educação brasileira em dados

- O público e o privado na educação

- Políticas públicas de educação no Brasil contemporâneo

- A Lei 9.394/96  -  LDB:  interpretação e análise crítica

a)      níveis e modalidades de ensino

b)      aspectos organizacionais

c)      financiamento da educação

d)      Parâmetros Curriculares Nacionais

e)      profissionais da educação

f)       ensino superior

-  A Universidade Federal da Bahia, a Faculdade de Educação e o Curso de Pedagogia

 
Bibliografia: 

 

BICUDO, Maria Aparecida (org.) Formação de educadores. (2 vols.) Ed. UNESP

BRASIL. Lei Federal n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996

BRZEZINSKI, Iria. Nova LDB - diversos olhares se entrecruzam.    Ed. Cortez

CUNHA, Luiz Antonio. Educação e Desenvolvimento Social no Brasil. Ed. Francisco Alves

EDUCAÇÃO  BÁSICA (coletânea) Coleção CBE. Ed. Papirus

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.  Leituras. Pioneira Editora

GENTILI, Pablo  (org.) Pedagogia da Exclusão. Ed. Vozes

LUCKESI, Cipriano (org.) O papel do Estado na Educação.   EDUFBA

PORTELA,  Romualdo (org.) Política Educacional: impasses e alternativas.  Ed. Cortez

FRANCO, Maria Laura P.B.  Ensino Médio: Desafios e Reflexões.    Ed. Papirus

FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. Ed. Cortez

XAVIER,  Antônio Carlos R. (org.)  Gestão Escolar: Desafios e Tendências. IPEA  n°145

________________________ (org.) Gestão Escolar: Experiências Inovadoras. IPEA  n°147