Estudo crítico da origem e da evolução histórica da Supervisão Educacional no Brasil e na Bahia; a ação supervisora nas teorias pedagógicas historicamente determinadas e suas implicações político-pedagógicas na busca da melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.
- Identificar a origem da Supervisão, analisando criticamente sua evolução histórica;
- Situar a ação Supervisora na atual realidade educacional brasileira, dando ênfase às mudanças no mundo do trabalho e a emergência de um novo perfil profissional;
- Analisar a prática do Supervisor nas teorias pedagógicas historicamente determinadas no contexto educacional.
O trabalho da medicina será desenvolvido com base no processo de construção participativa envolvendo leitura, análise e discussão de textos, seminários, exposições participadas, trabalhos individuais e em grupo.
- Evolução histórica da Supervisão Educacional;
- A Supervisão e as questões contemporâneas: transformações tecnológicas e -organizacionais no mundo do trabalho.
- A função do orientador educacional sob a perspectiva legal e da sua prática.
individualização x cooperação
hierarquização x flexibilização
especialização x generalização
competição x participação
- A emergência do novo perfil profissional frente a essas mudanças;
- As linhas de Supervisão e as teorias pedagógicas.
AGUIAR, Márcia Angela. Estado e Educação no Brasil. In: Supervisão escolar e política educacional. São Paulo:: Cortez, Recife, Pe: Secretaria da Educação, Cultura e Esportes do Estado de Pernambuco, 1991
ANTONIAZZI, Maria Regina Filgueiras. Teorias pedagógicas inventáriadas: como alternativa à pedagogia da práxis. UFBa/FACED, 1992, mimeo
ATTA, Dilza e Simões, Jandira. Raízes históricas e a supervisão na Bahia. In: Supervisão educacional. Salvador: Arco Iris, 1975
CASTRO, Magali de. As instituições escolares rumo ao terceiro milenio: implicações do atual contexto de globalização na construção do projeto político pedagógico. In: Revista de educação ceap - Março/97 - n. 16. São Paulo: Edições Loyola, 1997
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DRUGG, Katia Issa, et alli. Desafio da educação: a qualidade total. São Paulo: Makron Books, 1994
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985
MEDEIROS, Luciene e ROSA, Solange. Supervisão educacional: possibilidades e limites. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.