INTRODUÇÃO À SUPERVISÃO EDUCACIONAL

Código da disciplina: 
EDC-293
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo crítico da origem e da evolução histórica da Supervisão Educacional no Brasil e na Bahia; a ação supervisora nas teorias pedagógicas historicamente determinadas e suas implicações político-pedagógicas na busca da melhoria da qualidade do processo de ensino e de aprendizagem.
 

Objetivos Gerais: 

 

- Identificar a origem da Supervisão, analisando criticamente sua evolução histórica;

- Situar a ação Supervisora na atual realidade educacional brasileira, dando ênfase às mudanças no mundo do trabalho e a emergência de um novo perfil profissional;

- Analisar a prática do Supervisor nas teorias pedagógicas historicamente determinadas no contexto educacional.

 

Metodologia: 

 

O trabalho da medicina será desenvolvido com base no processo de construção participativa envolvendo leitura, análise e discussão de textos, seminários, exposições participadas, trabalhos individuais e em grupo.

Conteúdo Programático: 

 

- Evolução histórica da Supervisão Educacional;

- A Supervisão e as questões contemporâneas: transformações tecnológicas e -organizacionais no mundo do trabalho.

- A função do orientador educacional sob a perspectiva legal e da sua prática.

        individualização   x   cooperação
        hierarquização   x  flexibilização
        especialização    x  generalização
        competição        x   participação

- A emergência do novo perfil profissional frente a essas mudanças;

- As linhas de Supervisão e as teorias pedagógicas. 

 

Bibliografia: 

 

AGUIAR, Márcia Angela.  Estado e Educação no Brasil. In: Supervisão escolar e política educacional. São Paulo:: Cortez, Recife, Pe: Secretaria da Educação, Cultura e Esportes do Estado de Pernambuco, 1991

ANTONIAZZI, Maria Regina Filgueiras.  Teorias pedagógicas inventáriadas: como alternativa à pedagogia da práxis.  UFBa/FACED, 1992, mimeo

ATTA, Dilza e Simões, Jandira.  Raízes históricas e a supervisão na Bahia.  In: Supervisão educacional. Salvador: Arco Iris, 1975

CASTRO, Magali de.  As instituições escolares rumo ao terceiro milenio: implicações do atual contexto de globalização na construção do projeto político pedagógico. In:  Revista de educação ceap - Março/97 - n. 16.  São Paulo: Edições Loyola, 1997

DOWBOR, Ladislau. Educação, tecnologia e desenvolvimento.  In: Educação e trabalho no capitalismo contemporâneo: leituras selecionadas / Lúcia Bruno (org.). São Paulo: Atlas, 1996

DRUGG, Katia Issa, et alli.  Desafio da educação: a qualidade total.  São Paulo: Makron Books, 1994

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública - A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1985

MEDEIROS, Luciene e ROSA, Solange. Supervisão educacional: possibilidades e limites.  São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1987.