INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Código da disciplina: 
EDC-294
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo crítico da abordagem histórico-conceitual da prática da Orientação Educacional, tendo como eixo a construção partilhada de projetos políticos pedagógicos nos diversos espaços de aprendizagem, na contemporaneidade.

Objetivos Gerais: 

 

1 – Refletir sobre as relações entre a Orientação Educacional e o contexto sócio-histórico e educacional

2 – Analisar e discutir criticamente as abordagens teóricas subjacentes às diversas tendências da Orientação Educacional

3 – Repensar a Orientação Educacional como prática educacional em diferentes espaços de atuação

Metodologia: 

 

O curso será desenvolvido através de atividades que viabilizem a construção crítica do conhecimento a fim de permitir que posições sejam assumidas pelos participantes. No decorrer do processo será utilizada a exposição oral do professor para a introdução de um tema ou questão geradora de estudos e debates, bem como para complementação e integração de determinado conteúdo. Para a participação no curso é imprescindível que seja realizada leitura cuidadosa dos textos indicados para viabilizar a realização dos debates, trabalhos individuais e de grupo.

Avaliação: 

 

- freqüência e participação ativa em seminários e debates em sala de aula (75% de presença)

- apresentação oral e escrita de seminário sobre  tema relativo a Orientação Educacional

- relatório de observações e/ou entrevistas realizados em visitas a serviço de OE;

- Prova.escrita

 

Conteúdo Programático: 

 

1 – O significado histórico-social da Orientação Educacional

    1.1   Origem e trajetória da O E no Brasil

    1.2   - Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas  

    1.3   Tendências e desafios atuais da Orientação Educacional

2 - Campos de atuação e a prática do Orientador Educacional

    2.1 --- A função do Orientador educacional

     2.2 – A Orientação Educacional em face à Legislação Educacional de País

    2. 3 - A Orientação Educacional e as Formas Alternativas da Educação

3 - A Orientação Educacional e a revolução teórica-prática da educação

    3.1 – A OE e a organização escolar

    3.2 – Ação integrada da OE

    3.3 – Nova dimensão da OE

 

Bibliografia: 

 

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de e PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (orgs.) O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo, Loyola, 2001.

ALVES, Nilda. O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. São Paulo: Loyola, 1986.

BOCK, Silvio Duarte. Orientação Profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2002.

GENTILI, Pablo. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo , RJ, Vozes, 1999.

GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 2001.

GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. Orientação Educacional-Conflito de paradigmas e alternativas para a escola.São Paulo: Cortez, 2001.

GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin (org.) Supervisão e Orientação Educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2005.

LIBÂNEO, José Carlos. A organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia/GO: Alternativa, 2001.

LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003

LUCK, Heloisa. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.

PLACCO, Vera Maria N. de Souza. Formação e prática do educador e do orientador. Campinas, Papirus, 1994.

RANGEL, Mary e SILVA JR. Celestino Alves da. Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus, 1997.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Educar e Conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SERÁ APRESENTADA NO DECORRER DO CURSO.