Estudo crítico da abordagem histórico-conceitual da prática da Orientação Educacional, tendo como eixo a construção partilhada de projetos políticos pedagógicos nos diversos espaços de aprendizagem, na contemporaneidade.
1 – Refletir sobre as relações entre a Orientação Educacional e o contexto sócio-histórico e educacional
2 – Analisar e discutir criticamente as abordagens teóricas subjacentes às diversas tendências da Orientação Educacional
3 – Repensar a Orientação Educacional como prática educacional em diferentes espaços de atuação
O curso será desenvolvido através de atividades que viabilizem a construção crítica do conhecimento a fim de permitir que posições sejam assumidas pelos participantes. No decorrer do processo será utilizada a exposição oral do professor para a introdução de um tema ou questão geradora de estudos e debates, bem como para complementação e integração de determinado conteúdo. Para a participação no curso é imprescindível que seja realizada leitura cuidadosa dos textos indicados para viabilizar a realização dos debates, trabalhos individuais e de grupo.
- freqüência e participação ativa em seminários e debates em sala de aula (75% de presença)
- apresentação oral e escrita de seminário sobre tema relativo a Orientação Educacional
- relatório de observações e/ou entrevistas realizados em visitas a serviço de OE;
- Prova.escrita
1 – O significado histórico-social da Orientação Educacional
1.1 – Origem e trajetória da O E no Brasil
1.2 - Dimensões Filosóficas, Políticas, Sociais e Pedagógicas
1.3 – Tendências e desafios atuais da Orientação Educacional
2 - Campos de atuação e a prática do Orientador Educacional
2.1 --- A função do Orientador educacional
2.2 – A Orientação Educacional em face à Legislação Educacional de País
2. 3 - A Orientação Educacional e as Formas Alternativas da Educação
3 - A Orientação Educacional e a revolução teórica-prática da educação
3.1 – A OE e a organização escolar
3.2 – Ação integrada da OE
3.3 – Nova dimensão da OE
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de e PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (orgs.) O coordenador pedagógico e o espaço da mudança. São Paulo, Loyola, 2001.
ALVES, Nilda. O fazer e o pensar dos supervisores e orientadores educacionais. São Paulo: Loyola, 1986.
BOCK, Silvio Duarte. Orientação Profissional: a abordagem sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2002.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da Exclusão: crítica ao neoliberalismo , RJ, Vozes, 1999.
GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. A prática dos orientadores educacionais. São Paulo: Cortez, 2001.
GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin. Orientação Educacional-Conflito de paradigmas e alternativas para a escola.São Paulo: Cortez, 2001.
GRINSPUN, Mírian P.S. Zippin (org.) Supervisão e Orientação Educacional: perspectivas de integração na escola. São Paulo: Cortez, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. A organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia/GO: Alternativa, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003
LUCK, Heloisa. Ação Integrada: Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004.
PLACCO, Vera Maria N. de Souza. Formação e prática do educador e do orientador. Campinas, Papirus, 1994.
RANGEL, Mary e SILVA JR. Celestino Alves da. Nove olhares sobre a supervisão. Campinas, Papirus, 1997.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Educar e Conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SERÁ APRESENTADA NO DECORRER DO CURSO.