Introdução ao texto acadêmico, enfatizando a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento cultural, científico e da pesquisa educacional. Leitura e sintetização de textos. Pesquisa bibliográfica.
Instrumentalizar o aluno para a leitura, interpretação, análise e produção de textos acadêmicos.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- Introdução à linguagem acadêmica
a) linguagem acadêmica como forma de leitura da realidade
b) diferentes formas de ‘leitura”
c) a linguagem escrita como abordagem hegemônica para o desenvolvimento cultural e científico
d) a linguagem hipertextual
- Leitura e sistematização de textos
a) o que é um texto
b) diferentes formas de sistematização
c) fichamentos, resumos, resenhas, monografias, artigos e relatórios
- A pesquisa bibliográfica
a) consulta
b) registros
c) referências.
BEAUD, Michel Arte da Tese. Rio de Janeiro:Bertrand Russell, 1997
CARMO Neto, Dionísio. Metodologia científica para principiantes. Salvador:Editora Universitária, 1993
CUNHA, José Auri. Interpretando textos. In. Filosofia. Iniciação à investigação filosófica. São Paulo: Atual, 1992. P. 02 – 22.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 33a ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GARCIA, Othon Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever. Rio de Janeiro:Fundação Getúlio Vargas, 1988
RUDIC, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis:Vozes, 1984
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.
SOLOMON, A. Como fazer uma monografia: elementos de metodologia do trabalho científico. Belo Horizonte:1993
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo:Cortez, 1988.