Estudo da Educação baiana na sua perspectiva histórica, no contexto do desenvolvimento da educação brasileira e ocidental, do séc. XVI até o séc. XX
Desenvolver a capacidade crítica diante dos problemas atuais da educação, através do estudo de História.
- Situar a História como referência essencial à compreensão da Educação;
- Investigar as raízes históricas de formação do homem baiano
- Articular os problemas atuais da Educação baianos com suas raízes históricas.
- Prover meios de desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita;
O curso será desenvolvido tendo por base exposições dialogadas do professor sobre os temas propostos, leituras, seminários, trabalhos em grupo e trabalho escrito por parte dos alunos.
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo do curso e terá como base:
a) parte oral: 1. seminários sobre educação em diferentes períodos históricos, apresentado por grupos de alunos com debates em classe e 2. participação nos debates em classe (peso 3)
b) parte escrita: Um trabalho individual escrito sobre tema do programa previamente selecionado por cada aluno (peso 4) (Aqui o aluno poderá, se o desejar, desenvolver um tema que poderá servir para a monografia final do curso de Pedagogia)
c) Auto-avaliação do aluno no final do curso, identificando o que aprendeu com o curso, para que lhe serviu, como acha que irá aproveitar o aprendido (peso 3).
I – Pré História brasileira e baiana
II – Educação dos indígenas no período pré-jesuítico
III - A Educação na Bahia Colonial:
- Influência decisiva dos jesuítas: 1549-1759.
As missões religiosas em aldeias administradas
O colégio urbano: classes elementares
curso de Letras Humanas ou Humanidades
curso de Artes ou Ciências Naturais
- A Bahia do século XVII e as pretensões universitárias
IV – As reformas pombalinas e a evolução até a independência do Brasil:
a expulsão dos jesuítas em 1759
a Bahia no século XVIII, transferência da capital para o Rio de Janeiro (1763)
as “Aulas Régias”, “Aulas Maiores” e o provimento de professores
V - Período pós-pombalino:
a “viradeira” de d. Maria I e a vinda da Família Real para o Brasil
Aparecimento dos oratorianos no Brasil.
o primeiro curso superior brasileiro fundado na Bahia em 1808
VI - A independência do Brasil e História da educação propriamente brasileira
A luta pela independência na Bahia
A educação na Constituição de 1824
A lei de 15/10/1827: abertura de escolas elementares, definição salário e gratificações dos professores e tentativa de ensino mútuo
Criação das Faculdades de Direitos de São Paulo e Olinda em 1827 e A educação na Bahia no primeiro quartel do séc. XIX
VII – O Ato Adicional, criação das Assembléias Legislativas Provinciais e a descentralização do ensino primário e secundário;
Revolta dos malês, Educação dos escravos, relação educação/cultura
Criação do Liceu e reunião das Aulas Maiores. Regulamento em 1841.
Criação da Escola Normal na Bahia; preparação prévia de professores na França;
Regulamentação da Escola Normal e do ensino primário em 1842
Criação do Conselho de Instrução Pública, seu Regulamento (Lei 172,25/5/42)
Lei nº 379 de 3/11/1849: criação de freguesias, ter escola de 1ªs letras na sede
A instituição do Diretor Geral dos Estudos em 1849 (Res. Nº 378 de 19/11)
Regulam. de 26/2/1850 e Resol. nº 403 de 2/8/1850 sobre o Curso Normal
VIII – A política educacional organizadora do ensino:
O Regulamento Orgânico de 28/12/1860, Resolução 868 de 6/12/1861 e Regulamento de 22/4/1862
Reforma da Instrução Pública de 1870 (Atos de 18/21 jan, 22 fev, 8 mar e Resol.nº 1.116 de 16/5/1870)
Conselho Superior da Instrução Pública: Regimento de 22/12/1873
Regulamento de 27/9/1873 e Resolução 1.561 de 28/6/1875
O Regulamento Bulcão, de 5/1/1881
A instrução nas leis orçamentárias provinciais baianas
IX - Distribuição das cadeiras de primeiras letras no Estado
Ensino privado na Bahia: os principais colégios
A criação de Aulas noturnas na década de 70
Formações profissionalizantes: O Instituto Agrícola
O Liceu de Artes e Ofícios
A Academia de Belas Artes
X - A proclamação da república e a renovação em educação
Primeiras reformas educacionais republicanas na Bahia
Ajustamentos da elite e o triunfo de uma visão educacional mais conservadora
Separação da Igreja do Estado e surgimento de novas escolas religiosas;
A criação de novas escolas de nível superior
Desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil/Bahia
XI - A Educação na Bahia da Primeira República
A lei nº 117 de 24 de agosto de 1895
O ensino primário e secundário. Cursos superiores
Liga Baiana contra o analfabetismo em 1915
O coronelismo e a educação no interior do estado
O governo Góes Calmon e a reforma de Anísio Teixeira
A Educação Especial na Bahia
XII – A Revolução de 1930, o Estado Novo e a atuação de Isaias Alves
Criação do Ministério de Educação e Saúde
Estruturação do Ensino: as leis Orgânicas
XIII – Bosquejo da educação baiana após 1946:
a) A Redemocratização e a 1ª LDB (4.024/61) - A criação da Universidade da Bahia; - A criação dos ginásios de bairro em 1948; - A escola parque e suas escolas classe;
b) Governo militar: - Reformas educacionais (5.540/68 e 5.692/71); - Criação das Universidades estaduais e
c) A Nova República e sua política educacional
Perspassa todo o programa o estudo da educação: infantil; da mulher; profissional; religiosa católica; sexual.
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