HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA

Código da disciplina: 
EDC-A08
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo da Educação baiana na sua perspectiva histórica, no contexto do desenvolvimento da educação brasileira e ocidental, do séc. XVI até o séc. XX

Objetivos Gerais: 

 

Desenvolver a capacidade crítica diante dos problemas atuais da educação, através do estudo de História.

- Situar a História como referência essencial à compreensão da Educação;

- Investigar as raízes históricas de formação do homem baiano

- Articular os problemas atuais da Educação baianos com suas raízes históricas.

- Prover meios de desenvolvimento da capacidade de expressão oral e escrita;

Metodologia: 

O curso será desenvolvido tendo por base exposições dialogadas do professor sobre os temas propostos, leituras, seminários, trabalhos em grupo e trabalho escrito por parte dos alunos.

Avaliação: 

 

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo do curso e terá como base:

a)      parte oral: 1. seminários sobre educação em diferentes períodos históricos, apresentado por grupos de alunos com debates em classe e 2. participação nos debates em classe (peso 3)

b)      parte escrita: Um trabalho individual escrito sobre tema do programa previamente selecionado por cada aluno (peso 4) (Aqui o aluno poderá, se o desejar, desenvolver um tema que poderá servir para a monografia final do curso de Pedagogia)

c)       Auto-avaliação do aluno no final do curso, identificando o que aprendeu com o curso, para que lhe serviu, como acha que irá aproveitar o aprendido (peso 3).

 

Conteúdo Programático: 

 

I – Pré História brasileira e baiana

II – Educação dos indígenas no período pré-jesuítico

III - A Educação na Bahia Colonial:

- Influência decisiva dos jesuítas: 1549-1759.

As missões religiosas em aldeias administradas

O colégio urbano: classes elementares

                                       curso de Letras Humanas ou Humanidades

                                        curso de Artes ou Ciências Naturais

- A Bahia do século XVII e as pretensões universitárias

IV – As reformas pombalinas e a evolução até a independência do Brasil:

a expulsão dos jesuítas em 1759

a Bahia no século XVIII, transferência da capital para o Rio de Janeiro (1763)

as “Aulas Régias”, “Aulas Maiores” e o provimento de professores

V - Período pós-pombalino:

a “viradeira” de d. Maria I e a vinda da Família Real para o Brasil

Aparecimento dos oratorianos no Brasil.

o primeiro curso superior brasileiro fundado na Bahia em 1808

VI - A independência do Brasil e História da educação propriamente brasileira

A luta pela independência na Bahia          

A educação na Constituição de 1824

A lei de 15/10/1827: abertura de escolas elementares, definição salário e gratificações dos professores e tentativa de ensino mútuo

Criação das Faculdades de Direitos de São Paulo e Olinda em 1827 e A educação na Bahia no primeiro quartel do séc. XIX

VII – O Ato Adicional, criação das Assembléias Legislativas Provinciais e a descentralização do ensino primário e secundário;

Revolta dos malês, Educação dos escravos, relação educação/cultura

Criação do Liceu e reunião das Aulas Maiores. Regulamento em 1841.

Criação da Escola Normal na Bahia; preparação prévia de professores na França;

Regulamentação da Escola Normal e do ensino primário em 1842

Criação do Conselho de Instrução Pública, seu Regulamento (Lei 172,25/5/42)

Lei nº 379 de 3/11/1849: criação de freguesias, ter escola de 1ªs letras na sede

A instituição do Diretor Geral dos Estudos em 1849 (Res. Nº 378 de 19/11)

Regulam. de 26/2/1850 e Resol. nº 403 de 2/8/1850 sobre o Curso Normal

VIII – A política educacional organizadora do ensino:

O Regulamento Orgânico de 28/12/1860, Resolução 868 de 6/12/1861 e Regulamento de 22/4/1862

Reforma da Instrução Pública de 1870 (Atos de 18/21 jan, 22 fev, 8 mar e Resol.nº 1.116 de 16/5/1870)

Conselho Superior da Instrução Pública: Regimento de 22/12/1873

Regulamento de 27/9/1873 e Resolução 1.561 de 28/6/1875

O Regulamento Bulcão, de 5/1/1881

A instrução nas leis orçamentárias provinciais baianas

IX - Distribuição das cadeiras de primeiras letras no Estado

Ensino privado na Bahia: os principais colégios

A criação de Aulas noturnas na década de 70

Formações profissionalizantes: O Instituto Agrícola

                  O Liceu de Artes e Ofícios

A Academia de Belas Artes

X - A proclamação da república e a renovação em educação

Primeiras reformas educacionais republicanas na Bahia

Ajustamentos da elite e o triunfo de uma visão educacional mais conservadora

Separação da Igreja do Estado e surgimento de novas escolas religiosas;

A criação de novas escolas de nível superior

Desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil/Bahia

XI - A Educação na Bahia da Primeira República

A lei nº 117 de 24 de agosto de 1895

O ensino primário e secundário. Cursos superiores

Liga Baiana contra o analfabetismo em 1915

O coronelismo e a educação no interior do estado

O governo Góes Calmon e a reforma de Anísio Teixeira

A Educação Especial na Bahia

XII – A Revolução de 1930, o Estado Novo e a atuação de Isaias Alves

Criação do Ministério de Educação e Saúde

Estruturação do Ensino: as leis Orgânicas

XIII – Bosquejo da educação baiana após 1946:

a) A Redemocratização e a 1ª LDB (4.024/61) - A criação da Universidade da Bahia; - A criação dos ginásios de bairro em 1948; - A escola parque e suas escolas classe;  

b) Governo militar: - Reformas educacionais (5.540/68 e 5.692/71); - Criação das Universidades estaduais e

c) A Nova República e sua política educacional

Perspassa todo o programa o estudo da educação: infantil; da mulher; profissional; religiosa católica; sexual.

 

Bibliografia: 

 

ALMEIDA, José Ricardo Pires de. História da Instrução pública no Brasil (1500-1889) Trad. Antonio Chizzotti. São Paulo:EDUC/ Brasília:INEP/MEC, 1989.365 p.(379.81-A447)

AZEVEDO, Fernando de. A cultura Brasileira. Introdução ao estudo da cultura no Brasil. 4a ed. São Paulo: Melhoramentos, 1964. 803 p. esp. Parte Terceira: A transmissão da cultura.

AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. (370.193-A994t)

BAHIA. Assembléia Legislativa. Superintendência de Apoio Parlamentar. Divisão de Pesquisa. Bahia de todos os fatos: cenas da vida republicana, 1889-1991. Salvador: Assembléia Legislativa, 1996. 384 p. ilustr.

FERREIRA, Tito Lívio.  História da educação lusobrasileira. São Paulo: Saraiva,1966. 287 p. (370.9-F383h)

FRANCISCO FILHO, Geraldo. A educação brasileira no contexto histórico. 2ª ed. Campinas,S.P.: Alínea, 2004. 201 p.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil - da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever desde as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos 1534-1930. São Paulo:Cortez / Brasília,DF:INEP, 1989. 236 p. (Biblioteca da educação. Série I.Escola; v.4) (370.981-F866)

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo.  História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson, Pioneira, 2002. 135 p.

LIMA, Lauro de Oliveira. Estórias da Educação no Brasil: de Pombal a Passarinho. 2a ed. Rio de Janeiro: Brasília, s/d. 350 p. (370.981-O482)

MOURA, Laércio Dias de.  A educação católica no Brasil: passado, presente e futuro. São Paulo: Loyola, 2000. 311 p.

NISKIER, Arnaldo. Educação brasileira 500 anos de História: 1500-2000. São Paulo: Melhoramentos, 1989. 646 p. (370.981 N723)

TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Bahia.  10ª ed. São Paulo: Ed.UNESP / Salvador: EDUFBa, 2001. 542 p.

_____. Fontes para o estudo da Educação no Brasil – Bahia. 2ª ed. Salvador: UNEB, 2001/2002.500 p.

TAVARES, Luís Henrique Dias, ANDRADE, Maria José de Souza e TEIXEIRA, Marli Geralda. Ementário da legislação educacional do Estado da Bahia no período republicano 1889-1983. Salvador: Instituto de Estudos e Pesquisas em Ciência, Educação e Cultura Anísio Teixeira, 1985. 465 p.

XAVIER, Maria Elizabete / RIBEIRO, Maria Luiza e NORONHA, Olinda Maria. História da Educação - a escola no Brasil. São Paulo: FTD, 1994. 304 p. (Col. Aprender e ensinar)