HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Código da disciplina: 
EDC-A05
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
72h
Ementa: 

Compreensão da Educação brasileira em sua perspectiva histórica, desde o séc. XVI até os dias atuais.

Objetivos Gerais: 

 

Utilizar a análise histórica como instrumento de compreensão dos problemas educacionais;

examinar os traços configuradores da escola e das estruturas de ensino.

Metodologia: 

 

O curso será desenvolvido tendo por base exposições dialogadas do professor sobre os temas propostos, leituras, seminários, trabalhos em grupo e trabalho escrito por parte dos alunos.

Avaliação: 

 

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo do curso e terá como base:

a)parte oral: 1. seminários sobre educação em diferentes períodos históricos, apresentado por grupos de alunos com debates em classe e 2. participação nos debates em classe (peso 3)

b)parte escrita: Um trabalho individual escrito sobre tema do programa previamente selecionado por cada aluno (peso 4) (Aqui o aluno poderá, se o desejar, desenvolver um tema que poderá servir para a monografia final de curso)

c)Auto-avaliação do aluno no final do curso, identificando o que aprendeu com o curso, para que lhe serviu, como acha que irá aproveitar o aprendido (peso 3)

 

Conteúdo Programático: 

 

1 – Pré-História Brasileira e baiana

2 – Educação brasileira do séc. XVI ao XVIII

- Educação indígena pré- e pos-jesuítica

- A colonização portuguesa e a Educação

- Os jesuítas

- As reformas pombalinas – instrução pública

- Período pós-pombalino: d. Maria I e d. João.

3 – Educação brasileira no séc. XIX

- O Brasil no âmbito da formação dos sistemas nacionais

- A Instrução Pública na corte e nas províncias

- A educação do negro no Brasil

- A Educação física brasileira nos séc. XIX e XX

- História da Educação Especial no Brasil

4 – Educação brasileira nos tempos atuais (sécs. XX e XXI)

- Desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia no Brasil

- O início da república e as reformas educacionais;

- Movimento da Escola Nova e o Manifesto dos Pioneiros de 1932

- Estrutura Educacional: Leis Orgânicas da era Vargas;

- A Redemocratização e a primeira LDB (ensino públicoXparticular);

- Reorganização educacional no regime militar: Reforma universitária 5.540/68 e a LDB 5.692/71;

Bibliografia: 

 

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