Visões e leituras pós-modernas de realidade e de mundo convivem, no Brasil, com cosmovisões que, para muitos, deveriam ter ficado a meio caminho.
A disciplina procura refletir sobre este quadro e sobre os saberes e transformações necessários ao desenvolvimento de um pensamento crítico no campo educacional.
- Desmistificar o entendimento de que o conhecimento filosófico é distante da realidade;
- Procurar instaurar uma maior presença prática da filosofia no fazer pedagógico;
- Refletir sobre o cotidiano na vida de cada um, na vida dos alunos e no processo educativo.
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Aulas expositivas;
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Trabalhos em grupo;
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Debates em classe;
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Seminários e produção individual de artigo
O aluno deverá obter três notas ao longo do semestre e 75% de
Freqüência nas aulas.
- Cosmovisões e o que delas decorrem;
- Liberdade e auto construção das sociedades;
- As cegueiras do conhecimento e o pensamento crítico;
- As transformações sociais e a educação;
- Consciência da complexidade humana
- Ética/comportamento/ação.
Morin, Edgard, Os sete saberes necessários à educação do Futuro; Unesco/Cortez, 2000.
Morin, Edgard, Educar na Era Planetária.Unesco/Cortez, 2003.
Toro, Bernardo, As transformações.Salvador,1996.
Toro, Bernardo, Os Códigos da Modernidade, idem ibidem.
Arantes, Paulo Eduardo Sentimento da Dialética Paz e Terra,
Bauman, Zygmunt, Globalização-As conseqüências humanas,
trad de Marcus Penchel, J. Zahar Editor, 1988;
Bauman, Zygmunt, O mal-estar da pós-modernidade, trd.
De Mauro Gomes.Rj. J.Zahar Editor, 1998;
Kliksberg, Bernardo, América Latina: Uma região de risco:
Pobreza, Desigualdade e Institucionalidade Social. Trad. Norma
Araújo. UNESCO-2002.
Boff, Leonardo. Virtudes para um outro mundo possível; Vozes
2005.
Adorno, Theodor e Hockheimer, Max, Temas Básicos de
sociologia, ed.Cultrix, 1973.