Estuda os referenciais e as bases legais da educação infantil no brasil, assim como, pressupostos e princípios que nortearam e norteiam as políticas para educação da criança de 0 a 6 anos. Analisa os conceitos mediadores das práticas pedagógicas historicamente constituídas na educação infantil brasileira e os dispositivos didático-pedagógicos que operam nestas práticas pedagógicas, suas bases epistemológicas e teóricas.
Conhecer os conceitos, princípios, teorias e práticas da educação infantil.
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Exposição oral,
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seminários,
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vídeos,
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trabalhos de grupo,
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visitas,
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análise e
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resenha de textos.
- A educação Infantil e sua abordagem histórica
- A educação Infantil no Mundo, no Brasil e na Bahia.
- As políticas de educação infantil e seus referenciais e princípios
- Conceitos mediadores fundamentais das políticas de educação infantil
- A concepção de Infância como fundamento da educação infantil
- Dispositivos didático-pedagógicos do currículo da educação infantil
- Teorias e tendências psico-pedagógicas e sócio-pedagógicas em educação infantil
- Bases filosóficas, históricas, sociológicas e psicológicas para uma proposições curricular pertinente em educação infantil.
- Práticas pedagógicas alternativas em educação infantil: pertinência e relevância.
- A educação infantil no contexto da educação do homem: reflexões filosóficas e epistemológicas.
Cadernos CEDES. N. 9, São Paulo, Papirus, 1991.
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