Estudo crítico da evolução histórica do conceito de deficiência mental, paradigmas e seus pressupostos e bases teóricas na perspectiva da educação inclusiva, destacando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e a intervenção psicopedagógica na educação do deficiente mental.
- Conhecer a complexidade epistemológica, etiológica e sintomatológica do constructo da deficiência mental;
- Discriminar os diversos modelos e teorias sobre a deficiência mental, compreendendo a sua importância para estabelecer formas de atenção à diversidade em classes inclusivas;
- Compreender o processo de desenvolvimento e aprendizagem do educando com deficiência mental e as possibilidades de intervenção psicopedagógica;
- A freqüência e participação ativa em seminários e debates em sala de aula;
- Apresentação oral e escrita de seminário sobre um dos tópicos do Programa;
- Resenha de livro sobre o tema
- Prova
- Relatório de observações e entrevistas realizadas em visitas a serviços que atendam pessoas deficientes;
1 – A Deficiência Mental – DM: mudança de paradigma
- As transformações conceituais acerca da deficiência mental: histórico, efeitos da rotulação e da classificação, conceito atual
- Etiologia, Inteligência e realidade brasileira
- A Síndrome de Down: características da trisssomia do 21 e suas conseqüências
2 – Bases psicopedagógica da aprendizagem e do desenvolvimento do Deficiente Mental
- Modelos tradicionais e modelos contemporâneos: a concepção sócio-histórica sobre a deficiência
- Avaliação das necessidades educativas especiais do aluno com deficiência mental
- Programas de intervenção e de profissionalização
3 - A deficiência mental: aspectos sociais, familiares e escolares
- A Família, a sociedade e a deficiência mental
- Parâmetros curriculares Nacionais para alunos com Necessidades educativas especiais
- Inclusão escolar: desafios, perspectivas, a prática das escolas inclusivas
ASSUMPÇÃO JR, Francisco B. e SPROVIERI, Maria Helena. Introdução ao estudo da deficiência mental.São Paulo: Memnon, 2000.
ALONSO, Miguel Ángel Verdugo E BERMEJO, Belén G. Atraso mental: adptação social e problemas de comportamento. Lisboa/Portugal: McGraw-Hill, 2001.
BANKS-LEITE, Luci, GALVÃO, Izabel. A educação de um selvagem: as experiências pedagógicas de Jean Itard. São Paulo: Cortez, 2000.
COLL, César; PALACIOS, Jesús e MARCHESI, Alvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação:necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2ª ed.,2004.
DE CARLO, Marysia M. R. do Prado. Se essa casa fosse nossa...Instituições e Processos de Imaginação na Educação Especial. São Paulo: Plexus, 1999.
GHERPELLI, Maria Helena Brandão Vilela. Diferente, mas não desigual: a sexualidade no deficiente mental. São Paulo: Gente, 1995.
KASSAR, Mônica de C. Magalhães. Deficiência Múltipla: discurso e silêncio na história de sujeitos. Campinas: SP: Autores Associados, 1999.
PUESCHELL, Siegfried (org.) Síndrome de Down: guia para pais e educadores. Campinas/SP: Papirus, 1993.
SAAD, Suad Nader. Preparando o caminho da inclusão: dissolvendo mitos e preconceitos em relação à pessoa com síndrome de Down. São Paulo: Vetor, 2003.
SCHWARTZMAN, José Salomão et al. Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie: Memnon, 1999.
TUNES, Elizabeth, PIANTINO, l Danezy. Cadê a síndrome de Down que estava aqui? O gato comeu... – o programa de Lurdinha. Campinas/SP: Autores Associados, 2001.
VOIVODIC, Maria Antonieta M. A. Inclusão escolar de crianças com síndrome de Down. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR SERÁ APRESENTADA NO DECORRER DO CURSO.