EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Código da disciplina: 
EDC-291
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo da educação de jovens e adultos nas suas dimensões sociais,  econômicas e políticas, vinculando  suas concepções e práticas educativas ao contexto da América Latina, em geral, e brasileiro, em particular.

Objetivos Gerais: 

 

Estudar a evolução histórica da educação de jovens e adultos no contexto  internacional, latino-americano e brasileiro, os seus aspectos sociais, econômicos e políticos e suas especificidades conceituais e metodológicas.

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

- Evolução da concepção de educação de adultos

- Educação de adultos na América Latina

- Educação de adultos no Brasil

- Influência do modelo político de Paulo Freire

- Propostas de educação de adultos.

 

Bibliografia: 

 

DI PIERRO, Maria Clara  Educação de Jovens e Adultos no Brasil.   Em Aberto.  No. 56  Brasília, MEC

FREIRE, Paulo  &  SHOR,  I.   Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1986

FRIGOTTO,  G.   Educação e formação humana: ajuste neoconservador à alternativa democrática.  In: GENTILI  e  SILVA  (orgs.)  Neoliberalismo, qualidade total e educação.  Petrópolis:Vozes,  1994

GADOTTI, Moacir  &  TORRES, C.A   Educação Popular:utopia latino-americana.  São Paulo:Cortez, 1994

MALGLAIVE,  G.   Ensinar Adultos.   Porto:Porto Editora,  1995

MUCHIELLI,  Roger  A Formação de Adultos.   São Paulo:Martins Fontes,  1980

PAIVA,  Vanilda    Anos 90: as novas tarefas da educação de adultos na América Latina.  Cadernos de Pesquisa  No.  89,  1994

PINTO,  Álvaro V.  Sete lições sobre educação de adultos.  São Paulo:Cortez,  1982

WERTHEIN,  Jorge   Educação de Adultos na América Latina.  Campinas:Papirus,  1985