CURRÍCULO

Código da disciplina: 
EDC-283
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo dos conceitos e fundamentos de currículo. Planejamento, execução e avaliação curricular. Programas: tipos e características. Análise de currículos e programas executados em escolas de educação básica. Montagem de modelos curriculares.

Objetivos Gerais: 

 

Oportunizar a discussão, o debate,  a reflexão, a análise acerca das diretrizes curriculares da educação escolar básica.
 

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

 

- Conceitos e Fundamentos de Currículo

a)      Trabalho: significado social
b)      Trabalho e educação: a profissionalização e a politecnia
c)      Currículo: concepções
d)      Currículo, trabalho e conhecimento

- Currículo e Escola Básica

a)      Escola básica: papel e etapas
b)      Diretrizes Curriculares da Escola Básica
c)      O currículo da Escola Fundamental
d)      O currículo da Escola Média: Básica, Técnica e Normal

- Currículos e Programas

a)      Planejamento, execução e avaliação de currículo
b)      Programas de ensino: tipos e elementos componentes

 

Bibliografia: 

 

ALBORNOZ,  Suzana   O que é trabalho.  São Paulo:Brasiliense,  1986

LIBÂNEO,  José Carlos   Tendências Pedagógicas na Prática Escolar.  São Paulo:Cortez,  1983

SAUL, Ana Maria   Avaliação Emancipatória: Desafio à teoria e à prática da avaliação de avaliação e reformulação de currículo.  São Paulo:Cortez,  1988

RANGEL, Mary   Currículo de 1º e 2º graus no Brasil.  Petrópolis:Vozes,  1988

MESSICK,  Rosemary  Currículos: análise e debate.  Rio de Janeiro:Zahar Editores, 1980

PARÂMETROS  CURRICULARES  NACIONAIS  -  MEC-INEP.