Estudo dos conceitos e fundamentos de currículo. Planejamento, execução e avaliação curricular. Programas: tipos e características. Análise de currículos e programas executados em escolas de educação básica. Montagem de modelos curriculares.
Oportunizar a discussão, o debate, a reflexão, a análise acerca das diretrizes curriculares da educação escolar básica.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- Conceitos e Fundamentos de Currículo
a) Trabalho: significado social
b) Trabalho e educação: a profissionalização e a politecnia
c) Currículo: concepções
d) Currículo, trabalho e conhecimento
- Currículo e Escola Básica
a) Escola básica: papel e etapas
b) Diretrizes Curriculares da Escola Básica
c) O currículo da Escola Fundamental
d) O currículo da Escola Média: Básica, Técnica e Normal
- Currículos e Programas
a) Planejamento, execução e avaliação de currículo
b) Programas de ensino: tipos e elementos componentes
ALBORNOZ, Suzana O que é trabalho. São Paulo:Brasiliense, 1986
LIBÂNEO, José Carlos Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. São Paulo:Cortez, 1983
SAUL, Ana Maria Avaliação Emancipatória: Desafio à teoria e à prática da avaliação de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo:Cortez, 1988
RANGEL, Mary Currículo de 1º e 2º graus no Brasil. Petrópolis:Vozes, 1988
MESSICK, Rosemary Currículos: análise e debate. Rio de Janeiro:Zahar Editores, 1980
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - MEC-INEP.