Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.
Conhecer os princípios, teorias e práticas da avaliação da aprendizagem.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- Conceitos Básicos da Avaliação.
- Funções, Finalidades e Características da Avaliação.
- Pressupostos Epistemológicos da Avaliação.
- Avaliação Quantitativa x Qualitativa.
- Critérios de Avaliação.
- A Importância do Erro.
- Instrumentos de Avaliação.
- A Avaliação na Nova LDB.
- A Avaliação na Educação Infantil.
- A Avaliação no Ensino Fundamental.
- A Avaliação no Ensino Médio.
- A Avaliação e o Planejamento.
HOFFMAN, J. Avaliação Mito e Desafio: Uma Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.
LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições 2ª ed., São Paulo: Cortez, 1995.
SAUL, A.. M. Avaliação Emancipatória: Desafio à Prática de Avaliação e Reformulação de Currículo. São Paulo:Cortez/Autores Associados,1988.
VASCONCELLOS, C. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Cadernos Pedagógicos, Libertad, 3.
BERGAMINI, C. W. e BERALDO, D. G. R. Avaliação Como Fenômeno Natural, In: Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. São Paulo: Atlas, 4ª ed., 1988.
MEDIANO, Z. D. Significado de Medida e Avaliação. In: Módulos Instrucionais Para Medidas e Avaliação em Educação. Rio de Janeiro: F. Alves, 2ª ed.,1977. 30-37.
FRANCO, M. L. Pressupostos Epistemológicos da Avaliação Escolar. In:SOUZA, C. P. (Org.) Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas: Papirus, 1983. Coleção Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico, pp. 13-26.
GANDIM, D. Algumas Idéias Sobre Avaliação Escolar. In: Revista de Educação AEC, Ano 24, n.º 97, out/dez de 1995, pp.48-55.
MELCHIOR, M. C. Técnicas Utilizadas na Avaliação Escolar. In: Avaliação Pedagógica: Função e Necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 75-127.