AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Código da disciplina: 
EDC-286
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem. 

Objetivos Gerais: 

 

Conhecer os princípios, teorias e práticas da avaliação da aprendizagem.

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

- Conceitos Básicos da Avaliação.

- Funções, Finalidades e Características da Avaliação.

- Pressupostos Epistemológicos da Avaliação.

- Avaliação Quantitativa x Qualitativa.

- Critérios de Avaliação.

- A Importância do Erro.

- Instrumentos de Avaliação.

- A Avaliação na Nova LDB.

- A Avaliação na Educação Infantil.

- A Avaliação no Ensino Fundamental.

- A Avaliação no Ensino Médio.

- A Avaliação e o Planejamento.

 

Bibliografia: 

 

HOFFMAN, J. Avaliação Mito e Desafio: Uma Perspectiva Construtivista. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições 2ª ed., São Paulo: Cortez, 1995.

SAUL, A.. M. Avaliação Emancipatória: Desafio à Prática  de  Avaliação  e Reformulação de Currículo. São Paulo:Cortez/Autores Associados,1988.

VASCONCELLOS, C. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Cadernos Pedagógicos, Libertad, 3.

BERGAMINI, C. W. e BERALDO, D. G. R. Avaliação Como Fenômeno Natural, In: Avaliação de Desempenho Humano na Empresa. São Paulo: Atlas, 4ª ed., 1988.

MEDIANO, Z. D. Significado de Medida e Avaliação. In: Módulos Instrucionais Para Medidas e Avaliação em Educação.  Rio de Janeiro: F. Alves, 2ª ed.,1977. 30-37.

FRANCO, M. L. Pressupostos Epistemológicos da Avaliação Escolar. In:SOUZA, C. P. (Org.) Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas: Papirus, 1983. Coleção Magistério, Formação e Trabalho Pedagógico, pp. 13-26.

GANDIM, D. Algumas Idéias Sobre Avaliação Escolar. In: Revista de Educação AEC, Ano 24, n.º 97, out/dez de 1995, pp.48-55.

MELCHIOR, M. C. Técnicas Utilizadas na Avaliação Escolar. In: Avaliação Pedagógica: Função e Necessidade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994, 75-127.