ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-273
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
68h
Ementa: 

 

Aborda o caráter uno e  plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade,  cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.

Objetivos Gerais: 

 

Introduzir o aluno no estudo antropológico da sociedade, buscando analisar a experiência humana em sua diversidade cultural e as articulações entre indivíduo, cultura e sociedade. 

Metodologia: 
  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo,
  • visitas,
  • análise e
  • resenha de textos.
Conteúdo Programático: 

 

-    O campo e a abordagem antropológicos

-   Tendências do pensamento antropológico contemporâneo: a antropologia social e cultural

-   O indivíduo, a cultura e a sociedade; a diversidade de culturas e o etnocentrismo

-   Sistemas culturais: religião, ideologia, educação

-   O multiculturalismo e a educação

-   Imagens, símbolos e educação

-   Ritos, rituais e práticas escolares

-   O estudo dos grupos, das classes de idade e a escola

-   A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia da educação.

 

Bibliografia: 

 

CARDOSO,  R.C.L. (org.) A aventura antropológica – Teoria e pesquisa. 2ª edição  Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1986

ERIKSON,  E.H. Infância e Sociedade. 2ª edição  Rio de Janeiro:Zahar Editores, 1976

ERNY, P. Etnologia da Educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro:Livros Técnicos e Científicos, 1989

LARROSA, J. e LARA, N.P. (orgs.) Imagens do outro.  Petrópolis:Vozes, 1998

LEVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976

MATTA, R.  O que faz o Brasil, Brasil ?  2ª edição  Rio de Janeiro:Rocco, 1986

ROCHA, E.  O que é etnocentrismo.  11ª edição  São Paulo:Brasiliense,1994

SANTOS, J.L. O que é cultura ?  14ª edição  São Paulo:Brasiliense, 1994