Aborda o caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.
Introduzir o aluno no estudo antropológico da sociedade, buscando analisar a experiência humana em sua diversidade cultural e as articulações entre indivíduo, cultura e sociedade.
-
Exposição oral,
-
seminários,
-
vídeos,
-
trabalhos de grupo,
-
visitas,
-
análise e
-
resenha de textos.
- O campo e a abordagem antropológicos
- Tendências do pensamento antropológico contemporâneo: a antropologia social e cultural
- O indivíduo, a cultura e a sociedade; a diversidade de culturas e o etnocentrismo
- Sistemas culturais: religião, ideologia, educação
- O multiculturalismo e a educação
- Imagens, símbolos e educação
- Ritos, rituais e práticas escolares
- O estudo dos grupos, das classes de idade e a escola
- A prática antropológica: o método e a pesquisa em antropologia da educação.
CARDOSO, R.C.L. (org.) A aventura antropológica – Teoria e pesquisa. 2ª edição Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1986
ERIKSON, E.H. Infância e Sociedade. 2ª edição Rio de Janeiro:Zahar Editores, 1976
ERNY, P. Etnologia da Educação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro:Livros Técnicos e Científicos, 1989
LARROSA, J. e LARA, N.P. (orgs.) Imagens do outro. Petrópolis:Vozes, 1998
LEVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural Dois. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976
MATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil ? 2ª edição Rio de Janeiro:Rocco, 1986
ROCHA, E. O que é etnocentrismo. 11ª edição São Paulo:Brasiliense,1994
SANTOS, J.L. O que é cultura ? 14ª edição São Paulo:Brasiliense, 1994