Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU) - Redes, Luta ... Ação! – Boal, Presente!. De 06 à 11/08/2019

A Universidade Federal da Bahia sediará a sétima edição das JornadasInternacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU) que, nesteano, tem como tema “Redes, Luta ... Ação! – Boal, Presente!” a realizar-seentre os dias 06 e 11 de agosto de 2019, na Universidade Federal do Estadoda Bahia (UFBA).

A sétima edição das JITOU é resultado da parceria entre o O Grupo deEstudos em Teatro do Oprimido (GESTO), o Programa de Pós-Graduação emArtes Cênicas (PPGAC) através do grupo de pesquisa DRAMATIS/GIPE-CIT/,a Faculdade de Educação (FACED), e o Centro de Teatro do Oprimido (CTO);além de outros grupos de difusão e de multiplicação da obra do diretor edramaturgo brasileiro Augusto Boal.

Trata-se de evento acadêmico internacional oferecido a estudantes,professores, pesquisadores, artistas e artivistas do Brasil e do exterior, quetem como objetivo a disseminação de estudos e pesquisas, intercâmbioartístico e aperfeiçoamento em práticas ativistas/pedagógicas que utilizem ametodologia do Teatro do Oprimido criada pelo brasileiro Augusto Boal. Aprogramação incluirá conferências, mesas, minicursos, comunicações orais,apresentações artísticas de Teatro Fórum e lançamento de livros.

As JITOU objetivam articular ações de TO em redes com vistas adifundir um panorama do vasto campo multidisciplinar do Teatro do Oprimido,proporcionando experiências estéticas/políticas e tecendo diálogos entrepraticantes de Teatro do Oprimido de alguns países e de diversos estadosbrasileiros. As jornadas caracterizam-se pela vasta programação artística eacadêmica, pela diversidade de olhares e de reflexões sobre experiênciaspolíticas e artísticas em torno da constituição de rede de luta tendo comometodologia o Teatro do Oprimido.

Compõem a programação dezenas de educadores, militantes epesquisadores do país e do exterior, artistas, grupos culturais, artivistas,estudantes e professores de teatro em atividade diversificadas, como palestras,oficinas, rodas de conversa, processos estéticos e espetáculos, queracontecerão no campus de Ondina, UFBA, na ocupação Manuel Faustino(subúrbio ferroviário), e no município de São Francisco do Conde.

Serviço:O quê? Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade(JITOU)- sétima ediçãoQuando? 06 a 11 de agosto de 2019Onde? Campus de Ondina da UFBA

Contatos para agendamento de entrevistas e maiores informações:21 993397268- Licko Turle (Professor da UniRio)98754-2808 – Cilene Canda (Faculdade de Educação/UFBA)