EDITAL INTERNO Nº 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

 



Serviço Público Federal

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Educação

Departamento de Educação I

 

EDITAL INTERNO Nº 01/2019

 

PROCESSO SELETIVO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

 

A Chefe do Departamento de Educação I da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o disposto no Edital nº 05/2019 de 04/07/2019, de convocação para contratação de docente por tempo determinado, publicado no site da SUPAC (www.supac.ufba.br) e em extrato no D.O.U. de 05/07/2019, torna público, que estarão abertas as inscrições para processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado do Departamento de Educação I, de acordo com a legislação pertinente e complementar, mediante as normas e condições contidas neste Edital Interno, publicado na Faculdade de Educação.

 

1. Das Disposições Preliminares

1.1. Número de vagas: 01 vagas.

1.2. Regime de trabalho: 40 horas.

1.3. Matéria:

Vaga 01: EDCA01 – FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; EDCB92 – PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

Titulação exigida: Graduação em Psicologia ou Licenciatura em Pedagogia.

1.4. Disciplinas/ horários (sujeitos a alteração de acordo com o planejamento 2019.2):

Vaga 01:







Código

Componente Curricular

Turma

Dias

Horário

CH

EDCA01

 

Fundamentos Psicológicos Da Educação

010100

SEG

 

08:50/12:30

04h

090900

QUI

 

18:30/22:10

04h

101000

TER

13:00/16:40

04h

EDCB92

Projeto De Trabalho De Conclusão De Curso

020200

SEG

18:30/22:10

04h

TOTAL

16h

 

1.5. O processo seletivo será realizado por Banca Examinadora devidamente constituída por Portaria interna do Departamento de Educação I.

 

2. Das Inscrições

2.1. As inscrições estarão abertas no período de 08/07/2019 a 17/07/2019, das 08:00 às 13:00 horas, na Secretaria dos Departamentos da FACED.

2.2. O candidato deverá requerer sua inscrição na Secretaria do Departamento, bem como apresentar comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00 (vinte reais).

2.3. O pagamento será efetuado nas agências do Banco do Brasil, através de Guia de Recolhimento da União – GRU simples, a ser obtida no site www.supac.ufba.br.

2.4. O requerimento de inscrição deverá estar instruído com:

I – Original e cópia, a ser autenticada por funcionário credenciado no ato da inscrição, dos seguintes documentos:

  1. diploma de graduação, requisito mínimo;

  2. título de Mestre, de Doutor ou de Livre-Docente, requisito complementar e opcional;

  3. documento oficial de Identidade, para brasileiros;

  4. prova de quitação com o serviço militar, para brasileiros;

  5. título de eleitor e prova de quitação com as obrigações eleitorais, para brasileiros;

  6. documento comprobatório de permanência regular no Brasil, para estrangeiros.

II - Currículo Lattes atualizado, com os documentos comprobatórios, em 1 via, organizados de acordo com o Barema simplificado presente no Anexo 2 deste edital.

2.5. Para a titulação exigida no item anterior, somente serão considerados:

  1. os diplomas de graduação registrados ou revalidados, até a contratação;

  2. os títulos de Mestre e Doutor expedidos por instituições de ensino superior nacionais ou por universidades estrangeiras registrados ou revalidados, até a contratação;

  3. os títulos de Doutor obtidos na forma da legislação anterior à Lei nº 5.540 de 28/12/1968;

  4. os títulos de Livre-Docente expedidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

2.6. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no processo seletivo.

2.7. A inscrição poderá ser efetivada pelo candidato ou seu procurador legalmente constituído.

2.8. Não será aceita em hipótese alguma inscrição condicionada.

2.9. Os dados informados no ato da inscrição e o pagamento da taxa são de responsabilidade exclusiva do candidato.

2.10. Será cancelada a inscrição do candidato que tenha efetuado pagamento do valor da inscrição através de cheque e este seja devolvido, por qualquer motivo.

2.11. A qualquer tempo poderão ser anuladas a inscrição, as provas e a contratação do candidato, desde que verificada a falsidade em qualquer declaração prestada e/ou qualquer irregularidade nas provas ou em documentos apresentados.

2.12. Não haverá isenção de pagamento do valor estabelecido no item 2.2.

2.13. Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga a título de inscrição, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo por conveniência da Administração ou motivo de força maior.

2.14. Não será válida a inscrição cujo pagamento seja realizado em desacordo com as condições previstas neste Edital Interno.

2.15. Poderão participar de novo processo seletivo simplificado candidatos que já tenham sido contratados anteriormente com base na Lei nº 8.745, de 09/12/1993, porém a contratação só poderá ser efetivada se transcorridos 24 (vinte e quatro) meses do encerramento do último vínculo.

 

3. Do Processo Seletivo

3.1. O processo seletivo constará de três etapas distintas:

  1. análise de currículo, com peso 3;

  2. prova didática, com peso 4;

  3. entrevista, com peso 3.

3.2. As provas serão realizadas no local e data indicados:

Vaga 01:

  1. análise de currículo - (apenas Banca Examinadora)

  2. prova didática – local: Faculdade de Educação; data: 23/07/2019; horário: 09h;

  3. entrevista – local: Faculdade de Educação: logo após a prova didática.

  4. O sorteio do ponto da prova didática será na data: 22/07/2019, local: Secretaria dos Departamentos; horário: 09h; conforme item 4.6.3 deste edital.

 

4. Da Realização das Provas

4.1. Para a prova didática estão indicados 03 pontos, versando sobre conteúdos das disciplinas do processo seletivo. Os pontos e as ementas das disciplinas constam no Anexo I deste Edital.

4.2. A lista de pontos será dada ao conhecimento dos candidatos no momento da inscrição.

4.3. Em nenhuma das provas do processo seletivo será admitida a comunicação direta ou indireta entre os candidatos.

4.4. A ordem de apresentação dos candidatos será definida por sorteio a ser realizado no dia da prova didática e será utilizada para todas as demais provas.

4.5. Da Análise do Currículo

4.5.1. Os títulos serão classificados em:

I - acadêmicos;

II - didáticos;

III – profissionais;

IV - administrativos;

V – em formação complementar;

VI - científicos, artísticos e literários.

4.5.2. A relação dos títulos que serão pontuados e a pontuação de cada título constam no Barema simplificado aprovado pelo Departamento de Educação I, presente no Anexo 2 deste edital.

4.6. Da Prova Didática

4.6.1. A prova didática terá como objetivo avaliar o candidato quanto ao domínio do assunto, à capacidade de comunicação, de organização do pensamento e de planejamento, às estratégias de ensino utilizadas e domínio dos recursos didáticos utilizados e à apresentação da aula.

4.6.2. A prova didática será realizada em tantas sessões públicas quantos forem os candidatos inscritos.

4.6.3. No mínimo vinte e quatro horas antes da primeira apresentação, os candidatos sortearão os pontos das respectivas apresentações (dia 22/07/2019, às 09h).

4.6.3.1. O candidato que não comparecer ao sorteio dos pontos será automaticamente eliminado do processo seletivo.

4.6.4. O sorteio da ordem de apresentação será no horário marcado para início da prova didática.

4.6.4.1. O candidato que não comparecer ao sorteio da ordem de apresentação será automaticamente eliminado do processo seletivo.

4.6.5. Os candidatos entregarão 03 vias dos respectivos planos de aula imediatamente após o sorteio da ordem de apresentação.

4.6.5.1. O candidato que não entregar as 03 vias do plano de aula será automaticamente eliminado do processo seletivo.

4.6.6. Cada candidato disporá, para a apresentação de sua aula, de um mínimo de 20 (vinte) minutos e um máximo de 50 (cinquenta) minutos, sendo a ela vedado o comparecimento dos demais candidatos.

4.7. Da Entrevista

4.7.1. A Banca Examinadora formulará questões ao candidato logo após a apresentação da prova didática, versando sobre o interesse do candidato pela área que pretende ensinar e sobre conteúdos teóricos da(s) disciplina(s) em exame. O candidato deverá também ser arguido sobre a disponibilidade de assumir as aulas nos horários estabelecidos.

 

5. Da Avaliação das Provas e da Classificação

5.1. A Banca Examinadora reunir-se-á, privadamente, para avaliar as provas e emitir o seu juízo quanto a elas.

5.2. Para cada uma das provas, os examinadores atribuirão notas, obedecendo à escala de 0 (zero) a 10 (dez).

5.3. Cada examinador atribuirá uma nota final para cada candidato, que será resultante da média ponderada das notas das provas, considerados os pesos previstos no item 3.1.

5.4. A nota final do candidato será resultante da média aritmética das notas finais atribuídas por cada um dos examinadores.

5.5. Será considerado classificado o candidato que obtiver nota final mínima 7,0 (sete).

5.6. Será considerado como primeiro colocado o candidato que obtiver a maior média aritmética das notas finais atribuídas pelos examinadores.

 

6. Da Homologação do Resultado das Provas e dos Recursos

6.1. A Banca Examinadora elaborará relatório final contendo as diversas avaliações e pareceres dos membros da Banca Examinadora, referentes aos candidatos e, em exposição sucinta, narrará os fatos e as provas do Processo Seletivo, justificando as indicações, se houver.

6.2. O relatório final da Banca Examinadora deverá ser encaminhado à chefia do Departamento de Educação I.

6.3. A Banca Examinadora preencherá e assinará o Formulário E – Resultado do Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Docente por Tempo Determinado, que deverá ser afixado no mural da Unidade de Ensino.

6.4. O candidato poderá interpor recurso, devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem examinados, mediante requerimento dirigido à Chefia do Departamento e protocolado na Secretaria dos Departamentos, no prazo de 5 (cinco) dias, a partir da publicação do resultado das provas.

6.4.1. Os recursos serão julgados pelo Departamento de Educação I.

6.4.2. Não será aceito recurso via postal, via fac-símile ou correio eletrônico.

6.4.3. Recursos inconsistentes e extemporâneos serão indeferidos preliminarmente.

6.4.4. O resultado dos recursos estará à disposição dos interessados na Unidade de Ensino.

 

7. Das Disposições Gerais

7.1. A aprovação no processo seletivo não assegura ao candidato o direito de contratação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das normas legais pertinentes e à rigorosa ordem de classificação.

7.2. O prazo de validade do processo seletivo será de 01 (um) ano contado a partir da data da publicação do resultado da seleção no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

7.3. Os candidatos aprovados e selecionados serão contratados no nível I, da classe de Professor Auxiliar, em conformidade com a Lei nº 12.772, de 28.12.2012 (Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal). Apesar de ser contratado como auxiliar receberá a Retribuição por Titulação – RT conforme a titulação que possua.

7.4. Os horários das aulas poderão sofre modificações de acordo com a necessidade do Departamento.

7.5. A inscrição do candidato no processo seletivo implica conhecimento e aceitação tácita das condições estabelecidas no presente Edital Interno, das quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

7.6. Os casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Educação I e em grau de recurso pela Congregação da respectiva Unidade de Ensino.

 

Salvador, 08 de julho de 2019.

 

 

 

 

 

 

 

Gabriel Swahili Sales de Almeida

Chefe do Departamento de Educação I

FACED/UFBA

ANEXO 1 – EDITAL INTERNO Nº 01/2019

 

Lista de pontos e ementas dos componentes para o processo seletivo simplificado para contratação de docente por tempo determinado.

 

Disciplinas: EDCA01 – FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO; EDCB92 – PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

 

1.1. Pontos:

 

  1. Contribuições e limitações das teorias da aprendizagem e desenvolvimento para a atuação docente.

  2. Contribuições da psicologia para análises e intervenções na produção do fracasso e sucesso escolar.

  3. Panorama geral de métodos e técnicas da pesquisa educacional.

 

 

1.2. Ementas:

 

EDCA01 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

A Psicologia como ciência e sua aplicação à educação. Fundamentos teórico-epistemológicos da relação psicologia-educação. Principais correntes da psicologia e suas aplicações educacionais. Discussões contemporâneas na psicologia da educação e na análise psico-educativa do trabalho escolar. A psicologia na formação dos professores.

 

EDCB92 - PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Aspectos conceituais e metodológicos necessários à elaboração de trabalhos acadêmicos, com vistas a preparar os estudantes para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso.

 

ANEXO 2 – EDITAL INTERNO Nº 01/2019

 

SELEÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO

TABELA DE VALORES PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS

(BAREMA SIMPLIFICADO)










 

Livro publicado (didático, científico ou literário)

0,5

 

Pesquisa científica – concluída

0,4

 

Pesquisa científica – em curso

0,2

 

Artigos ou ensaios publicados de natureza científica ou literária

0,1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAL:

10,0

 

 

 

 

 

 

5.

ATIVIDADES CIENTÍFICAS, ARTÍSTICAS E LITERÁRIAS

(1,0)*

 

Estágios na área – mínimo de 90h

0,2

 

Cursos de extensão na área – mínimo de 60h

0,2

 

Participação em Congressos, Simpósios, Encontros na área

0,1

 

Quaisquer destas atividades fora da área

0,05

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4.

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

(0,5)*

 

Ensino superior – mais de dois semestres

0,6

 

Ensino superior – até dois semestres

0,5

 

Ensino superior – até um semestre

0,4

 

Ensino médio – mais de dois semestres

0,3

 

Ensino médio – até dois semestres

0,2

 

Ensino fundamental – mais de dois semestres

0,1

 

Docência em curso de extensão

0,1

 

Monitoria – mínimo de dois semestres

0,3

 

Conferência, Palestra, Seminário proferido e cursos ministrados na área profissional

0,1

 

Aprovação em concurso público na área educacional, nível superior

0,3

 

Aprovação em concurso público na área profissional

0,2

 

Aprovação em seleção pública na área educacional, nível superior

0,15

 

Cargo de chefia ou direção em Instituição de ensino superior – um ano, no mínimo, de exercício

0,1

 

Participação em banca examinadora – Magistério Superior

0,1

 

Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso – mais de dois anos

0,6

 

Tempo de efetivo exercício profissional na área do concurso – até dois anos

0,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3.

ATIVIDADES DIDÁTICAS, PROFISSIONAIS E ADMINISTRATIVAS

(2,0)*

 

Doutorado concluído

1,5

 

Doutorado em curso

1,0

 

Mestrado concluído

1,2

 

Mestrado em curso (fase de elaboração da dissertação)

0,9

 

Especialização (360h) concluída

0,8

 

Aperfeiçoamento concluído

0,6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS – PÓS-GRADUAÇÃO

(1,5)*

 

Graduação na mesma área (Bacharel/Licenciatura)

5,0

 

Graduação em área afim

4,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.

TÍTULOS UNIVERSITÁRIOS – GRADUAÇÃO

(5,0)*

* O limite máximo de pontuação por item.

 

Responsável pela postagem: 
Secretaria dos Departamentos