ENSINO DE CIÊNCIAS DO 1º GRAU III

Obrigatória
Carga Horária Semestral:
Ementa:

Estudo teórico-prático e discussão metodológica de tópicos selecionados de Ciências Físicas e Biológicas e sua relação com a saúde, Ciência, Tecnologia e sociedade.

Objetivos Gerais:

1. Conhecer os pressupostos sócio-político-epistemológicos da Didática.
  2.  Discutir aspectos político-pedagógicos relacionados com o ensino de Ciências no 3.o e 4.o ciclos do ensino fundamental.
  3. Analisar as tendências pedagógicas a partir de referencial teórico e de observação da prática pedagógica em escolas da rede pública.
  4. Compreender a Prática Pedagógica Escolar enquanto prática social específica.
  5. Elaborar planos de unidade/aula tomando como referencial dados coletados nas escolas. Desenvolver as propostas em situações concretas.
  6. Discutir o ensino de Ciências considerando aspectos legais da LDB e dos parâmetros Curriculares Nacionais-PCN.
  7. Construir um projeto pedagógico tomando como parâmetro a escola e a classe pesquisadas.
Metodologia:

A linha metodológica deverá permitir a compreensão da práxis pedagógica em um trabalho de observação e percepção da realidade , através do processo dialético ação-reflexão . O diálogo sobre situações vividas em sala de aula deverá possibilitar a elaboração de conhecimentos novos, à luz de conhecimentos adquiridos anteriormente. Serão desenvolvidas atividades que propiciem o debate em sala de aula, através de:

• leitura e discussão de textos ou livros;
  • observação de aulas no ensino fundamental e análise do processo ensino-aprendizagem;
  • elaboração de uma proposta pedagógica a ser executada em classe do ensino fundamental.
Avaliação:

Deverá ser de natureza processual, realizada a partir de trabalhos individuais e coletivos. Serão realizados pelos alunos:
-resumos, resenhas, relatórios, planejamento e execução de aulas e unidades de ensino. O processo de avaliação deverá comportar o trabalho de discussão e análise crítica dos trabalhos elaborados no contexto em que foram vivenciados.
Conteúdo Programático:

Concepção da Didática e sua importância na formação do professor.

Estudo das Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista e suas subdivisões

Especificidades  do ensino de Ciências no Ensino Fundamental. Construção do conhecimento.

Elaboração de planos de curso/unidade/aula para o 3.o e 4.o ciclos do ensino fundamental.

Etapas do processo de planejar a prática pedagógica: objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, avaliação.

A sala de aula  e as relações : teoria/ prática; conteúdo/forma; professor/aluno; ensino/aprendizagem.
Bibliografia:

Carvalho, Maria Cecília. Construindo  o Saber. Campinas, São Paulo.Papirus,1991.

Enricone,, Delcia et alii Ensino Revisão Crítica.

Libâneo, José Carlos. Didática . São Paulo: Cortez,1991

Luckesi, Cipriano. Filosofia da Educação. São Paulo : Cortez, 1990
Vasconcelos, Celso. Construção do Conhecimento em Sala de Aula. São Paulo:
 Libertad, 1994. (Cadernos Pedagógicos do Libertad ).

Vygotsky, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.