Teorias e práticas referentes à organização e gestão das instituições educativas.
Dar início à preparação dos pedagogos para a compreensão dos fundamentos teóricos da gestão escolar e da sua prática nas instituições educativas.
- Exposição oral,
- seminários,
- vídeos,
- trabalhos de grupo para interpretação e análise de textos,
- visitas a instituições.
Seminários, resenha crítica de textos.
- Administração/gestão: conceito, princípios, teorias
- Classificação e modelos de organizações
- O planejamento estratégico como instrumento de gestão
- Estruturas organizacionais e divisão do trabalho
- Direção: autoridade, liderança e tomada de decisões
- A avaliação como instrumento de gestão
- Características das organizações escolares
- Clima e cultura nas organizações escolares
- As escolas e os sistemas de ensino: autonomia x heteronomia
- A gestão escolar democrático-participativa
- Escolas eficazes: características e indicadores
- Percepções contemporâneas da gestão escolar
COSTA, Jorge A. Imagens organizacionais da escola. Porto: Edições Asa, 1996
FELIX, Mª de Fátima C. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial. São Paulo: Cortez, 1990
FULLAN, M e HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GANDIN, Danilo A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 2002
LIBÂNEO, José Carlos Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2001
MAXIMIANO, Antonio César A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1991
NÓVOA, Antonio (coord.) As organizações escolares : Dom Quixote, 1999.
OLIVEIRA, Danilo A. Gestão Democrática da Educação. Petrópolis: Vozes, 2005
PEREIRA, Anna M. Introdução à administração. São Paulo: Prentice Hall, 2004
Periódicos:
Revista da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração Escolar)
Em Aberto – MEC
RBPE – Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos