INTRODUÇÃO À GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Código da disciplina: 
EDC-292
Tipo: 
Obrigatória
Carga Horária Semestral: 
72h
Ementa: 

 

Teorias e práticas referentes à organização e gestão das instituições educativas.

Objetivos Gerais: 

 

Dar início à preparação dos pedagogos para a compreensão dos fundamentos teóricos da gestão escolar e da sua prática nas instituições educativas.

Metodologia: 

 

  • Exposição oral,
  • seminários,
  • vídeos,
  • trabalhos de grupo para interpretação e análise de textos,  
  • visitas a instituições.
Avaliação: 

 

Seminários, resenha crítica de textos.

Conteúdo Programático: 

 

- Administração/gestão: conceito, princípios, teorias

- Classificação e modelos de organizações

- O planejamento estratégico como instrumento de gestão

- Estruturas organizacionais e divisão do trabalho

- Direção: autoridade,  liderança e tomada de decisões 

- A avaliação como instrumento de gestão

- Características das organizações escolares

- Clima e cultura nas organizações escolares

- As escolas e os sistemas de ensino: autonomia x heteronomia

- A gestão escolar democrático-participativa

- Escolas eficazes: características e indicadores

- Percepções contemporâneas da gestão escolar

 

Bibliografia: 

 

 

COSTA,  Jorge A.  Imagens organizacionais da escola.  Porto: Edições Asa,  1996

FELIX,  Mª de Fátima C.  Administração escolar: um problema educativo ou empresarial.  São Paulo: Cortez,  1990

FULLAN,  M  e  HARGREAVES,  A.  A escola como organização aprendente.  Porto Alegre: Artmed,  2000.

GANDIN,  Danilo  A prática do planejamento participativo.  Petrópolis: Vozes,  2002

LIBÂNEO,  José Carlos   Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática.  Goiânia: Alternativa,  2001

MAXIMIANO,  Antonio César A.  Introdução à administração.  São Paulo: Atlas, 1991

NÓVOA,  Antonio (coord.)  As organizações escolares : Dom Quixote,  1999.

OLIVEIRA,  Danilo A.   Gestão Democrática da Educação.  Petrópolis: Vozes,  2005

PEREIRA,  Anna M.  Introdução à administração.  São Paulo: Prentice Hall, 2004

Periódicos:

Revista da ANPAE  (Associação Nacional de Política e Administração Escolar)

Em Aberto – MEC

RBPE – Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos